Para escolher a base certa o primeiro passo é pegar uma que você acha que esta quase no tom de sua pele, teste isso passando a base sobre o rosto, seja líquida, pó ou bastão (base stick). Depois de passar sobre o rosto, vá para ambientes com diferentes tipos de luz (natural, fria ou amarelada). Eu recomendo que bata uma foto com flash, e que só ele revela um efeito fantasminha (rosto esbranquiçado), que é um horror. A base deve ser com o tom exato de sua pele.

Como Aplicar:
Bases em pó podem ser aplicadas com pincel tipo kabuki ou para pó, ou ainda com esponjas. Bases líquidas, cremosas e em bastão podem ser aplicadas com as mãos, pincel específico com cerdas sintéticas ou esponjas de látex (que não absorvem o produto).
Algumas bases secam bem rápido quando entram em contato com a pele, por isso vá aplicando e espalhando aos poucos, sempre do centro para as laterais. Isso evita manchas e irregularidades na cor.
Ao aplicar, sempre puxe em direção à raiz do cabelo e também ao pescoço, para que não fique uma divisão óbvia (e horrorosa) entre essas partes.
Estações:
A gente muda de tom ao longo das estações do ano… Mesmo que de leve, mas muda. Então, você pode ter um tom de pó mais claro para acertar a tonalidade no inverno. Por exemplo: e que é melhor errar para um tonzinho mais escuro do que mais claro.
Então é isso meninas, espero que tenham gostado das dicas. Caso tiverem dúvidas comentem ai que responderei assim que puder.